sistema imunológico
Categorias:

Como a glutamina ajuda nos treinos e no sistema imunológico?

Saiba o que é glutamina, conheça os benefícios dela para o nosso sistema imunológico e como essa substância funciona no organismo.

Um sistema imunológico fortalecido nos protege de várias doenças, deixa a nossa saúde intacta e aumenta a performance nos treinos. Mas o grande desafio para milhares de pessoas é manter uma boa imunidade, já que alguns fatores podem atrapalhar bastante.

A glutamina aumenta a nossa defesa imunológica e a performance durante a malhação na academia. Descubra o que é glutamina, conheça os benefícios, os alimentos ricos com essa substância, bem como o seu funcionamento no organismo. Boa leitura! 

Glutamina: a aliada do seu sistema imunológico 

A glutamina é um poderoso aminoácido ou imunonutriente que está presente em nosso organismo e uma grande aliada do nosso sistema imune. Ou seja, ela tem uma grande participação na produção de agentes antioxidantes. E ainda, na manutenção celular, principalmente as que são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico

Afinal de contas, o excesso de estresse, pandemia, inflação nas alturas, aumento constante dos alimentos, dentre outras incertezas, provocam um caos emocional. Para enfrentar esses desafios do dia a dia, é preciso ter um sistema imunológico sempre funcionando bem. E a glutamina é a aliada perfeita para isso. 

Benefícios da glutamina 

Saiba como a glutamina atua em nosso organismo: 

1 – Faz o intestino funcionar melhor

A glutamina mantém o bom equilíbrio das células presentes no intestino. Ou seja, evitando problemas como prisão de ventre ou diarreia aguda. Essa substância estimula o fortalecimento e o crescimento celular, o que deixa a flora intestinal sempre saudável. Além disso, a glutamina também reduz as chances de doenças inflamatórias nesse órgão. 

2 – Pode prevenir o câncer

Você sabia que pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis ao câncer? É verdade! A glutamina atua na produção de glutationa, que é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres. Ou seja, prevenindo certos tipos de câncer. 

3 – Amiga do coração

Por ser um aminoácido que tem função antioxidante, a glutamina também pode prevenir doenças do coração, como o infarto, por exemplo. Esse aminoácido elimina o excesso de radicais livres que são produzidos pelo tabagismo, estresse, consumo de álcool e comida industrializada. 

4 – Fortalece as defesas do organismo

A glutamina fornece energia para as células que são responsáveis pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico. Por isso, o tratamento alimentar com esse imunonutriente é indicada para quem quer manter uma boa saúde e prevenir infecções virais. Além disso, a glutamina também auxilia na cicatrização de feridas ou queimaduras. 

5 – Maior performance e menos lesões nos treinos

Se você quer ter uma alta performance durante os treinos e um sistema imunológico intacto, a glutamina é uma ótima aliada. Além de prevenir lesões musculares, esse aminoácido também promove uma recuperação mais rápida do organismo. Dessa forma, um tratamento diário com esse aminoácido é indicada.

Alimentos ricos em glutamina

Conheça agora os principais alimentos ricos em glutamina e que podem contribuir para que o seu sistema imunológico fique ainda mais fortalecido: 

  • Queijos, leites e iogurtes; 
  • Carne bovina; 
  • Peixes como salmão, tilápia, arenque e anchova; 
  • Ovos; 
  • Grão-de-bico, lentilha, feijão, tofu, ervilha e soja; 
  • Milho, arroz, espinafre e beterraba. 

A quantidade recomendada de alimentos ricos em glutamina vai depender dos seus objetivos e necessidades. Vale ressaltar que, um nutricionista deve ser consultado antes de você consumi-los em excesso.

Existem tratamentos alimentares com glutamina? 

Com certeza. Existem diversos tratamentos alimentares à base de glutamina e de outras vitaminas benéficas ao nosso sistema imunológico. Normalmente, esses produtos são encontrados no mercado na forma de aminoácido livre, conhecido como L-glutamina.   

A dosagem diária recomendada varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Assim como a intensidade das atividades físicas. Os especialistas recomendam a ingestão máxima de 15 gramas ao dia. O produto deve ser diluído em água ou suco natural, e consumido antes do treino ou na hora de dormir. 

Principais cuidados ao usar glutamina

A ingestão desenfreada de glutamina não é recomendada. O excesso desse aminoácido no organismo pode causar insuficiência renal e problemas no fígado. Por isso, antes de fazer o uso desse tipo de suplemento, recomendamos checar com anda a saúde dos seus rins

Através do exame de creatinina, que é feita com uma amostra de sangue, é possível saber se os rins estão saudáveis ou não. nesse sentido, mesmo que você queira manter o seu sistema imunológico sempre fortalecido, o tratamento alimentar com glutamina deve ser feita com cautela. Sua saúde agradece! 

Conte com a Akiwell para aumentar seu sistema imunológico

Existe um tratamento alimentar completo que turbina o seu sistema imunológico. Além disso, não engorda e melhora a sua performance nos treinos. E ainda, você terá mais energia, disposição e vai prevenir diversos problemas de saúde.

E por fim, ele tem um excelente custo-benefício e vai trazer os resultados esperados, sem nenhum efeito colateral. Pode acreditar, esse produto funciona mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.