Categorias:

Dormir mal reduz o tempo de vida! Mas calma, isso tem solução!

Se você já tentou diversas receitas caseiras para melhorar a qualidade do seu sono, desde o chá de camomila ao banho morno antes de deitar e nada deu certo, é sinal que já passou da hora de você levar o assunto mais a sério.


Dormir mal ou ter dificuldade para adormecer, traz vários malefícios à saúde física e mental, pois a privação do sono crônica pode aumentar os riscos de você ter hipertensão, AVC, diabetes, depressão, além de alteração no peso e prejudicar o sistema imunológico.

A Insônia pode custar caro para a sua vida:

Cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory – centro de pesquisas com oito prêmios Nobel e a universidade de Stanford, ambos dos Estados Unidos – mapearam o circuito do cérebro responsável por noites de insônia em situações de estresse e descobriram que as conexões nervosas que são responsáveis por disparar o gatilho da insônia, também provocam mudanças no sistema imunológico, deixando o sistema de defesa debilitado. O sintoma é conhecido como “inflamação sistêmica”, que pode ser entendido como uma resposta exagerada das defesas do organismo. Basicamente, o sistema imunológico entra em estado de alerta, produzindo mais mecanismos de defesa quando não é necessário. A resposta autoimune já foi vista em uma série de outras doenças, como câncer ou psoríase. 

Um outro estudo também da Universidade de Stanford com o Centro Dinamarquês de Medicina do Sono, mostra que o sono fragmentado pode aumentar o risco de morte em 29% e reduzir a expectativa de vida de uma pessoa em aproximadamente nove anos. Se tem um fator importante para uma vida saudável, com certeza uma boa noite de sono está na lista.

Dormir mal envelhece:

A pesquisa mostrou que pessoas com 55 anos que dormem profundamente a noite toda, por exemplo, têm uma idade do sono compatível com a idade cronológica de uma pessoa de 45 anos. Por outro lado, as que dormem mal podem ter uma idade superior aos anos vividos.

antioxidante-efeito

Como dormir melhor?

É possível reverter o problema com algumas adaptações no estilo de vida, como criar uma rotina nos horários de ir para a cama e acordar. Isso não significa dormir demais, mas garantir que você esteja totalmente descansado pela regularidade.

antioxidante

Cindo dicas importantes para dormir melhor:

1- Só use a cama para dormir. Cama não é lugar para estudar, trabalhar ou mesmo usar eletrônicos. O corpo precisa entender que o momento que você deita é a hora de dormir.

2- Cuide da temperatura do seu quarto. Um estudo da Oxford Academic descobriu que a temperatura do quarto afeta a qualidade do sono até mais do que o ruído externo. A temperatura ideal para a maioria das pessoas é de 20°C. O ambiente resfriado como um todo melhora os níveis do hormônio do sono.

3- Não coma tarde da noite. Comer tarde pode afetar negativamente a qualidade do sono e a liberação natural dos hormônios HGH e melatonina responsáveis pelo sono. Também procure comer alimentos leves.

4- Faça exercícios regularmente – mas nunca antes de dormir. Os exercícios são uma das melhores formas, com respaldo científico, de melhorar.

5- Usar um suplemento alimentar. A melatonina, chamada de hormônio do sono, é uma substância fabricada à noite pela glândula pineal, localizada no cérebro. A melatonina é encontrada também em alguns alimentos como ovos, carne, peixes e leite. E também em alimentos de origem vegetal como frutas, sementes e cereais.

Para ter uma noite realmente reparadora, a dieta como um todo deve passar por uma revisão. A alimentação saudável é um dos pilares para a melhora do sono. De olho nisso, é preciso abrir espaço, por exemplo, para mais frutas, verduras e legumes.

MAS NÃO BASTA SÓ BUSCAR INGREDIENTES RICOS NA SUBSTÂNCIA AMIGA DO TRAVESSEIRO.

Quando o corpo não produz melatonina suficiente é possível recorrer a um auxiliar que vai ajudar no sono e na sensação de calma e relaxamento. O AKISLEEP tem melatonina, L-triptofano e vitamina B3, atuando em conjunto na indução do sono e ajudando o corpo a produzir também a serotonina, o hormônio da felicidade.  

Essa crença de que “depois eu recupero o sono perdido”, não existe. Então, invista numa noite bem dormida para viver mais, com mais qualidade e melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.