Categorias:

CANSAÇO, MUITO SONO, DESÂNIMO E INCHAÇO? CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR COM FALTA DE FERRO.

Os sintomas de falta de ferro podem surgir devido a uma alimentação pobre nesse mineral ou como consequência de sangramentos excessivos, como hemorragia e fluxo menstrual intenso. Primeira coisa a fazer: fique alerta aos sintomas.

A IMPORTÂNCIA DO FERRO

O ferro é a proteína que transporta o oxigênio pela corrente sanguínea. Isso significa que quando uma pessoa tem deficiência de ferro as células do corpo recebem menos oxigênio do que deveriam e aí o impacto vai direto na saúde e no bem-estar. 

Para compensar essa falta de oxigênio o corpo tenta fazer ajustes, e o resultado são sintomas como:

-Taquicardia.

-Sonolência.

-Cansaço excessivo.

-Dores de cabeça e nas pernas.

-Dificuldade para aprender ou ficar atento.

-Tornozelos inchados.

-Alterações no paladar.

-Infecções frequentes, devido a baixa da imunidade.

-Algumas pessoas também têm queda de cabelo e unhas quebradiças

Na presença desses sintomas, é importante consultar um médico para que sejam feitos exames que confirmem os níveis baixos de ferro.

Quando o estoque de ferro no organismo acaba a anemia se instala e Segundo a Organização Mundial da Saúde -OMS- a anemia ferropriva, é o distúrbio nutricional mais comum e disseminado no mundo, que atinge mais mulheres em idade reprodutiva e crianças.

O QUE FAZER?

Comece analisando a sua alimentação. 

Como está a sua dieta? 

Você costuma ingerir comidas ricas em ferro? 

A carne vermelha, o ovo, o atum, as sementes de abóbora e de girassol, a banana, o brócolis e o espinafre são bons exemplos de alimentos com uma boa quantidade de ferro. 

ferro

Mas existem também suplementos, que são hoje em dia uma das práticas clínicas mais comuns. Nem sempre a alimentação é suficiente para corrigir a falta de ferro ou o formato do ferro que ingerimos pode não ser bem absorvido. E neste caso é bom ficar bem atento na hora de decidir que suplemento usar. O ferro bisglicinato quelato é um composto de ferro que apresenta maior tolerabilidade e causa menor incidência de efeitos adversos em comparação aos sais de ferro, como o sulfato ferroso ou óxido de ferro (uma das piores formas já vistas em suplementações).

Suplementos são muito utilizados para tratar doenças cardíacas e hipertensão, além de prevenir osteoporose, distúrbios pulmonares e, ainda, combater a Síndrome Pré-Menstrual, reduzindo os sintomas do ciclo menstrual, que em alguns casos pode levar a anemia. 

Existem produtos polivitamínicos que incluem o  bisglicinato de ferro, como é caso do AKIMUNE e AKIDRINK – Polivitamínico e mineral para o sistema imunológico, por exemplo, contribui com o fortalecimento e funcionamento do sistema imunológico e auxilia no combate a anemia.  

A suplementação com bisglicinato de ferro é ideial em todas as fases da vida:

• Previne a anemia devida à ausência de Ferro;

• Nas crianças, aumenta consideravelmente no crescimento;

• Melhora o índice de conversão dos alimentos;

• Auxilia a mulher na fase de amamentação. 

Estudos indicam ainda uma outra vantagem do ferro bisglicinato quelato: este composto pode ser administrado em dose mais baixa do que o sulfato ferroso, ainda assim, apresentar eficácia igual ou até mesmo superior. Cansaço nem sempre é sintoma de quem a pessoa anda trabalhando demais. Melhor investigar ou se prevenir.

Quer saber qual a suplementação ideal para você?

Entre em contato com um de nossos farmacêuticos pelo WhatsApp clicando aqui.

Ou nos mande um direct no nosso instagram @meuakiwell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.