Pós-Covid: o que isso tem a ver com queda de cabelo e calvície?
Categorias:

Pós-Covid: o que isso tem a ver com queda de cabelo e calvície?

A procura por tratamentos relacionados à queda de cabelo e calvície cresceram 46% em 2020. Entenda os motivos, conheça as principais causas e dicas para combater esse problema.

A pandemia da Covid-19 afetou em cheio o estado emocional de milhares de pessoas, provocando mortes e efeitos colaterais. A queda de cabelo é um desses efeitos.

O alto nível de estresse e ansiedade das pessoas se tornou mais evidente. E esse combo trouxe um desagradável problema que causa um impacto significativo à saúde.

Nesse artigo você vai conhecer as principais causas da calvície e ter acesso a dicas sobre os principais tratamentos disponíveis para manter os cabelos sempre saudáveis.

E qual a relação entre queda de cabelo e Covid-19?

Segundo especialistas, 1 em cada 4 pessoas que tiveram Covid-19, apresentaram queda de cabelo. Isso tem um motivo lógico: o estresse excessivo durante o tratamento, bem como as incertezas trazidas pela doença. Afinal de contas, ser acometido por uma enfermidade que pode piorar e até ser fatal, é motivo para deixar qualquer um estressado.

Por mais que a pandemia seja um fator isolado, o principal motivador para que a queda de cabelo ocorra no pós-Covid é totalmente emocional.  

Causas mais comuns da queda de cabelo

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem de calvície, o que fez a procura por cirurgias ou tratamentos aumentar em cerca de 46%, somente em 2020. Ou seja, a preocupação em ter uma boa aparência está cada vez maior, certo?

Se você está com sua autoestima seriamente afetada por conta da queda de cabelo e não sabe o que acarretou isso, vamos te ajudar a encontrar as prováveis causas:

1 – Altos níveis de estresse e ansiedade

Não é por acaso que escolhemos colocar este como o primeiro causador da queda de cabelo. Além da forte conexão com a queda de cabelo pós-covid, o excesso de estresse, seja ele físico ou mental, é um dos principais fatores que levam à perda de cabelo.

Como o estresse pode ser desencadeado por vários motivos, é necessário saber o que está te deixando com os nervos à flor da pele. De qualquer forma, evite se estressar constantemente. Ou seja, sua saúde agradece!

Esta é praticamente a única relação que existe entre a Covid-19 e a queda de cabelos. Mas a coincidência da causa justifica a atenção que devemos dar tanto para o estresse quanto para o equilíbrio emocional caso sejamos infectados pelo vírus.

A seguir vamos te mostrar mais 5 das principais causas comuns da queda de cabelos.

2 – Alterações hormonais nas mulheres

Embora bem menos comum do que em homens, a queda de cabelo também afeta as mulheres. Alterações hormonais ao longo da vida, como na menopausa, na gravidez, durante o uso de anticoncepcionais orais, por exemplo, podem fazer o cabelo cair, mesmo que seja temporariamente. Ou ainda, com o uso de produtos químicos nos cabelos, má alimentação e até perda de peso significativa!

3 – Hereditariedade

Fatores genéticos também podem levar à queda de cabelo, principalmente em pessoas do sexo masculino. Por isso, se você é um homem cujo pai ou avô sofre de calvície as chances de ser contemplado com esse problema são de até 80%. Porém, no caso das mulheres, as chances se reduzem para até 54%, principalmente se a perda de cabelo começou antes dos 40 anos de idade. 

4 – Uso de alguns medicamentos

Os efeitos colaterais de alguns medicamentos como os anti-hipertensivos, anticoagulantes e antidepressivos, por exemplo, também podem causar queda de cabelo. Por isso, sempre leia a bula com bastante atenção. Ou seja, para não ser surpreendido com esse problema. Em caso de dúvidas, verifique com o seu médico uma outra alternativa de tratamento. 

5 – Distúrbios na tireóide

O hipotireoidismo, que é um distúrbio da tireóide, inibe a produção da quantidade correta de diversos hormônios, responsáveis pelo nosso metabolismo, entre outras funções. E a falta deles pode acarretar na queda de cabelo. 

6 – Anemia

E por fim, a anemia também pode causar queda de cabelo, enfraquecendo os fios e deixando-os quebradiços. Isso acontece por não receberem a quantidade ideal de sangue, por exemplo, pela falta de ferro ou de vitamina B12 no organismo, dentre outras variáveis.

Tratamentos disponíveis para a calvície 

Mesmo que você não tenha sido infectado pelo Covid-19, pode apresentar um dos sintomas descritos neste artigo, que resultam na queda de cabelo.

Então fique atento e conheça os principais tratamentos disponíveis para a alopécia androgenética, conhecida popularmente como calvície: 

  • Implante capilar, em que fios de cabelos são implantados na área afetada;
  • Adotar um tratamento alimentar que combata a queda de cabelo; 
  • Uso de medicamentos específicos indicados pelo dermatologista;
  • Eletroestimulação no couro cabeludo, para induzir o nascimento de novos fios de cabelo.

Vale ressaltar que, antes de optar por um tratamento para combater a calvície, recomendamos que você faça uma consulta com um dermatologista ou tricologista. Ou seja, somente esses profissionais são quem podem indicar a melhor opção para o seu caso, depois de conhecer as causas do problema

Dicas para ter cabelos sempre saudáveis

Se você é uma pessoa vaidosa, quer evitar a queda de cabelo e manter suas madeixas sempre saudáveis, siga as nossas dicas abaixo: 

  • Use um shampoo de qualidade e indicado para o seu tipo de cabelo; 
  • Proteja os seus cabelos do sol forte; 
  • Evite lavar os cabelos com água quente;
  • Tratamentos alimentares são ótimas opções e geralmente não há restrições em seu uso; 
  • Jamais coloque o secador muito próximo dos cabelos;
  • Não durma com os cabelos molhados
  • Use um condicionador que não tenha sal em sua fórmula;
  • E por fim, corte os cabelos a cada 3 meses. 

Comece a colocar um fim na queda de cabelo

A queda de cabelo pode ter diversas causas. Contudo, os tratamentos, na maioria das vezes, são bastante onerosos. Por isso, experimente começar a fazer uso de um completo tratamento alimentar rico em vitaminas do complexo B, cisteína e silício orgânico, que vai deixar sua pele, cabelos e unhas sempre saudáveis e fortalecidos. Além de ter um excelente custo-benefício, a sua satisfação com os resultados está garantida. 

Pode confiar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.