Categorias:

Café Verde: Termogênico e antioxidante natural

Você que é fã do cafezinho preto e dos benefícios que ele oferece para nossa saúde, atenção! Você pode ficar ainda mais apaixonado pelo café verde. Ele não tem nada a ver com o café preto, a começar pelo preparo. Não é servido como bebida, mas é considerado um termogênico natural poderoso que ajuda o organismo a acelerar o metabolismo, além de ser também um antioxidante natural.
Entenda:

O que é Café Verde?

Diferente do café como bebida já conhecida e amada no mundo todo (é a bebida mais consumida no Brasil e no mundo, depois da água), o café verde não passa pelo processo de torrefação. As sementes colhidas, como o nome já diz, são verdes e secas, antes de amadurecerem. Em seguida, elas podem ser moídas, mas não são submetidas ao aquecimento como os grãos torrados do café bebida. Deste modo, diversos princípios ativos que oferecem benefícios significativos para a saúde são mantidos nestas sementes, como o ácido clorogênico e a cafeína, que tem ação antioxidante e termogênica. E podem ser consumidos em cápsulas de suplementos alimentares.

Confira abaixo quais são os benefícios:

Ação termogênica:

O café verde possui teores duas, ou três vezes, mais elevados de cafeína que o grão torrado (usado para o preparo da bebida), o que torna o efeito termogênico maior. A cafeína estimula o metabolismo fazendo com que o organismo gaste mais energia, mesmo em repouso, logo, aumente a queima de gorduras.

Por isso, o café verde é indicado para emagrecer e pode ser ingerido por meio de suplementação, até porque ele já vem dosado na medida certa.

Redução de açúcar no sangue:

O grão verde também possui o ácido clorogênico que não é encontrado nas sementes que foram submetidas ao processo de torrefação. Essa substância reduz o uso da glicose pelo organismo como fonte de energia e faz com que a gordura seja usada para esse fim. Portanto, o café verde também é indicado para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Ação antioxidante:

Os radicais livres são substâncias consumidas em uma alimentação ruim e durante um processo inflamatório. Apresentam importante função na fisiologia, mas quando em excesso, podem ser prejudiciais à saúde. São eles os responsáveis por acelerarem os processos de

envelhecimento dos tecidos e, com isso, deixam o corpo mais suscetível a desenvolver doenças graves como, por exemplo, o câncer. Por este motivo, é preciso controlá-los.

Substâncias antioxidantes desativam a ação dos radicais livres. O principal agente antioxidante presente no café verde é o ácido clorogênico. O consumo dessas substâncias promove uma limpeza auxiliar no processo de eliminação desses radicais livres e ajuda a proteger a pele do raio ultravioleta.

Desintoxicação do organismo:

O café verde possui uma quantidade considerável de duas substâncias (cafestol e cacaveol) que atuam sobre uma importante enzima (GST – glutationa S-tranferase) multifuncional e responsável pelos trabalhos de desintoxicação do organismo. Todo o processo acontece no fígado. A cafestol e a cacaveol estimulam a atividade das enzimas e auxiliam o fígado a manter, de maneira mais enérgica, a rotina de limpeza e proteção do organismo. A ingestão do café verde pode ser feita por cápsulas suplementares.

Aumento da disposição:

O consumo do café verde mantém o corpo disposto por mais tempo. Isso porque a cafeína presente nas sementes verdes impede que o cérebro perceba o cansaço e a vontade de dormir que se acumulam ao longo do dia. A sensação de sonolência é produzida por um neurotransmissor chamado adenosina e a cafeína ocupa o mesmo espaço no cérebro, logo, o organismo entende que é para ficar desperto.

O café verde pode ser encontrado em tratamentos alimentares?

Esse é o principal formato para encontrar o café verde, já está otimizado e de fácil consumo. Existe um tratamento alimentar completo que cumpre muito bem essa função e traz diversos outros benefícios para a sua saúde. E o melhor: com um excelente custo-benefício.

Contraindicações:

O café verde não é indicado para pessoas com algum tipo de doença cardiovascular, com hemofilia e/ou que possuem problemas na coagulação sanguínea. Por ter um alto teor de cafeína, também não deve ser consumido por pessoas que tenham hipertireoidismo, gastrites ou úlceras, problemas hepáticos, reumáticos, que estejam gestantes ou lactantes e, até mesmo, por pessoas ansiosas.

É recomendado procurar um médico para avaliação antes de começar a ingestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.