Categorias:

Vitamina P: Por que a Rutina é tão importante para a nossa circulação?

Se você sofre com um sistema imunológico enfraquecido, o problema pode estar aliado à má circulação do sangue! Sem circular corretamente, o sangue não consegue levar os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imune de maneira correta. Esse problema pode ser desencadeado por vários motivos, mas saiba que a suplementação com rutina pode ser uma grande aliada para mudar essa realidade.

Entenda por quê:

O que é Rutina?

A rutina é uma das substâncias que compõe os chamados bioflavanóides ou, popularmente conhecidos como vitamina P. A citrina, hesperidina e rutina, são encontradas em vegetais, mel, chás e, principalmente, em frutas cítricas. Também são responsáveis por dar pigmento a frutos e vegetais.

A substância é conhecida pelo alto poder antioxidante, anti-inflamatório e por oferecer diversos benefícios para a circulação sanguínea. Vale lembrar que ela não é produzida pelo nosso corpo, mas pode ser adquirida por meio de alimentos e suplementos alimentares.

Para que serve?

A rutina tem capacidade de fortalecer vasos sanguíneos e paredes capilares. Além disso, as propriedades antioxidantes que a substância tem, ajudam o organismo a produzir colágeno e a metabolizar e aumentar a ação da vitamina C.

Como se pode perceber, são vários os benefícios associados a ingestão de rutina. Por isso, abaixo, separamos uma lista com os principais.

Sistema circulatório:

A rutina é o bioflavanóide que mais ajuda a fortalecer e aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, entre eles, as artérias e os capilares. Desta forma, age na prevenção de coágulos sanguíneos.

Os bioflavanóides são componentes considerados bioativos. Isso quer dizer que possuem ação direta em uma célula, tecido e organismo vivo. Com uma melhor circulação, o organismo se beneficia também de várias outras funções.

Colesterol:

Você pode não ter ouvido falar, mas muitos estudos apontam que a rutina também pode ajudar na diminuição dos níveis de colesterol tipo LDL no sangue, o famoso colesterol ruim. Isso porque os radicais livres transformam o colesterol LDL em placas gordurosas, que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo normal. A rutina auxilia na diminuição dos níveis plasmáticos de colesterol LDL no sangue, devido ao alto poder antioxidante. E ainda pode evitar uma série de doenças relacionadas.

Dores causadas pela artrite:

Quem sofre de artrite reumatoide com certeza conhece a rutina. Ela é usada para aliviar as dores causadas pela doença. A substância é capaz de combater o estresse oxidativo devido ao alto poder anti-inflamatório que ela possui, causando maior alívio da dor e melhorando as funções das articulações.

Antioxidante:

A rutina combate os radicais livres (causadores de danos celulares diversos e problemas de saúde) por causa das propriedades antioxidantes que ela tem. Esta função também é importante para prevenir o envelhecimento precoce e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Absorção vitamina C:

A rutina permite ao organismo uma maior absorção de vitamina C por evitar que ela seja oxidada de forma rápida. A vitamina C é outro antioxidante poderoso que atua contra os radicais livres e, também, fortalece o sistema imunológico.

Onde pode ser encontrada?

A rutina é encontrada em verduras, frutas e cereais, como:

Trigo sarraceno;

Laranjas;

Maçãs;

Vinhos;

Chás pretos e verdes;

Erva de são João;

Flores de sabugueiro;

Arruda;

Ginkgo biloba;

Eucalipto (folhas da planta);

Espinheiro (folhas da planta).

A substância também está presente em suplementos alimentares encontrados em farmácias e com preços ótimos de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.